English                Indique este site        
 

BÁSICOS

ESPECIAL

SEÇÕES

BOLETIM

Saiba as novidades do site por e-mail e acesse arquivos exclusivos.

E-mail:

 

CRIATIVIDADE

Páginas matinais

Que tal uma drenagem mental?

Depoimentos

"Inspirada nas Páginas Matinais, tive a idéia de escrever e-mails para as pessoas falando tudo que eu sentia, reclamando, elogiando, cobrando atitudes, enfim, qualquer assunto que me viesse à cabeça.  Salvo os e-mails como rascunhos e deleto-os depois. Adaptada ao meu jeito de ser, a experiência realmente funcionou - e continua funcionando - como um exercício de libertação interior"

Viviane Arana

Providencie um caderno. A cada manhã, você deve escrever três páginas com tudo o que lhe vier à cabeça. Qualquer coisa! "Ah, meu Deus, que vontade de ficar na cama! Ih, tenho que levar o carro pra consertar. Que saco, ter que trabalhar! Pensando bem, até que tem coisas boas por ali.. blá, blá, blá...".

Sugerida por Julia Cameron no Guia Prático Para a Criatividade (Ediouro), esta prática pode ser vista de várias formas: como uma drenagem mental, um jorro de consciência, um exercício de liberdade interior. Ela sugere e recomenda:

  • Não existe uma forma errada de se escrever as páginas.

  • As páginas não precisam ser uma obra literária.

  • Nada é demasiado belo, tolo, estúpido ou estranho para ser incluído.

  • Não crie expectativas de que as páginas serão inteligentes (embora às vezes possam ser).

  • As páginas matinais são inegociáveis: não omita, não economize, não se importe com o seu estado de espírito nem com que seu Censor interno diga.

As páginas matinais são a principal ferramenta de recuperação criativa da proposta da autora. Vale a pena aprofundar-se no tema. 

Virgílio Vasconcelos Vilela

Indique esta página para um amigo

 

 

 

Copyright 2002- Virgílio Vasconcelos Vilela

Permitida a reprodução desde que citados o autor e a fonte (obséquio dar conhecimento)