English                Indique este site        
 

BOLETIM

Saiba as novidades do site por e-mail e acesse arquivos exclusivos.

E-mail:

 

SUAS CAPACIDADES

Visualização

Usando sua imaginação para o bem

Visualizar é usar a imaginação com o propósito de efetuar mudanças, construir novas possibilidades de comportamentos e mudar o curso de pensamentos e emoções. Todos nós já fazemos isto em graus variados e para diferentes propósitos. Por exemplo, quando você planeja uma viagem de férias, visualiza-se no futuro, fazendo algumas coisas bem legais! Talvez você já tenha ouvido outros nomes para esta capacidade: mentalização, fantasia, ensaio mental, projeção de futuro.

Visualizar é um recurso tão poderoso que você pode até reagir fisicamente ao que está visualizando. Para comprovar isto, feche os olhos e imagine-se comendo um de seus pratos preferidos. Pense como se estivesse acontecendo agora, você trazendo à boca uma garfada e lentamente mastigando enquanto sente todo o prazer das sensações em sua língua. Deu água na boca?

Já vi pessoas dizerem que não conseguem visualizar, mas o que ocorre é que, como não precisamos ter consciência da visualização para fazê-la, elas simplesmente não pararam para prestar atenção. Por exemplo, soletre "Possível", prestando atenção ao que faz internamente. A estratégia usual é gerar uma imagem interna da palavra e ler cada letra. Mas fazemos isto tão bem que nem precisamos saber como fazemos. Isto é inclusive uma evidência de competência na estratégia: os passos intermediários são executados muito rapidamente e não dá tempo de prestar atenção.

O poder de visualizar é ainda maior quando usado dentro de estratégias estruturadas para um propósito bem definido, possivelmente combinando-se estas com outras estratégias de apoio.

Virgílio Vasconcelos Vilela

Exemplos de aplicação de visualização no site:

Energização: Como superar limites presumidos

Comunicação: Sorrindo a 3x4

Criatividade: Desenvolvendo o Sonhador

Cotidiano: Como preencher cheques sem errar o ano

Memorização: Como me lembrei da letra da música

Indique esta página para um amigo

 

 

 

Copyright 2002- Virgílio Vasconcelos Vilela

Permitida a reprodução desde que citados o autor e a fonte (obséquio dar conhecimento)