English                Indique este site        
 

BOLETIM

Saiba as novidades do site por e-mail e acesse arquivos exclusivos.

E-mail:

 

SUAS CAPACIDADES

Objetivos e estratégias

A base de tudo

Experimente pensar sobre uma pessoa que não tem nenhum objetivo, propósito, projeto, desejo, sonho, nada. O que ela fará? Ela fará nada ou assistirá televisão. Quando nós temos objetivos, então nós estamos agindo para alcançá-los: um curso ou treinamento, um novo carro ou casa, um companheiro, beber água, relaxar, adquirir algum conhecimento ou desenvolver alguma habilidade. 

Para alcançar nossos objetivos, nós usamos seqüências de ações chamadas estratégias: estudar desta ou daquela maneira, praticar algum tempo, ir aqui e ali, pesquisar na internet, existem virtualmente infinitas opções e combinações. Outra alternativa é combinar uma estratégia principal com algumas de apoio, que não são essenciais mas nos fazem ir mais rápido ou de maneira mais prazerosa.

Assim, a essência da inteligência é imaginar que a situação presente pode ser diferente, isto é, os objetivos ou resultados desejados, e, usando conhecimentos e habilidades, escolher ações combinadas que materializarão o que foi imaginado, que farão a transformação da situação atual na desejada. As outras definições de inteligência estão contidas nesta: o QI, por exemplo, se refere a estratégias de raciocínio lógico-dedutivo; a inteligência emocional se refere ao gerenciamento de emoções para... atingir objetivos. Inteligências lingüística, interpessoal, intrapessoal e outras como definidas por Gardner também têm implicíto o uso das capacidades humanas para atingir resultados.

O mais importante a notar aqui é que temos essa capacidade de definir objetivos  e as estratégias para atingi-los. No fundo, o fato de termos objetivos indica que queremos que algo seja diferente no mundo ou em nós mesmos e estamos agindo para que essa diferença se concretize.

Mas algumas vezes a estratégia que adotamos não é apropriada para o objetivo ou não é compatível com nossas capacidades do momento. Ou talvez nós não saibamos que estratégia usar. Pode ser simplesmente que algo possa ser feito mas não sabemos isto. Pode acontecer também que nós já conseguimos e não notamos. Todas essas possibilidades são oportunidades de melhoria, oportunidades de expandir a inteligência: descobrir uma nova estratégia, adaptar uma existente, parar de tentar uma e tentar outra, usar uma estratégia diferente. 

Mas que tal as estratégias que usamos para pensar? Será que temos escolhas nesta área? Antes de você ser um homem ou mulher, um pai ou uma mãe ou qualquer outra coisa, você é um pensador. Existem muitas alternativas aqui, também. Mude o quê, quando e como você pensa e estará mudando sua experiência, seu comportamento e como você se sente sobre tudo isso. Neste site você vai encontrar muitas alternativas de como pensar para obter resultados específicos. Alguns deles foram inspirados por pessoas que sabiam pensar bem sobre algo e foram modeladas por outros (usando PNL). E eu espero que suas estratégias de pensamento e decisão atuais lhe dêem a opção de considerar as novas!

Neste site você encontrará muitas possibilidades de estratégias para definir e alcançar objetivos, aprender e memorizar, criar, estratégias para sua percepção e muitas mais. Mais e melhores estratégias podem lhe proporcionar mais liberdade e efetividade de pensar, de decidir e de agir, o que resulta em maior paz, competência, harmonia e melhor qualidade de vida em geral.

Essencialmente isto é tudo que nós precisamos: objetivos atraentes e estratégias efetivas para chegar lá. Como expresso no livro Neurolinguistic Programming (Dilts e outros):

"A mágica do sucesso é questão de empregar as estratégias mais efetivas. A maioria das estratégias podem ser facilmente aprendidas ou modificadas para alcançar os objetivos que você escolher".

Virgílio Vasconcelos Vilela

Saiba mais sobre objetivos e estratégias na apostila Como Expandir sua Inteligência.

Exemplos de matérias com estratégias:

Criatividade - Como gerar idéias diferentes

Comunicação - Sorrindo ao cumprimentar

Inteligência Emocional: Medo - seu aliado para o sucesso

Veja também:

Seção Objetivos & Decisão

 

Indique esta página para um amigo

 

 

 

Copyright 2002- Virgílio Vasconcelos Vilela

Permitida a reprodução desde que citados o autor e a fonte (obséquio dar conhecimento)